Insónias em Tempo de Quarentena

Após estas semanas de isolamento ou de saídas restritas apenas para o trabalho ou aquisição de bens essenciais, o corpo e a mente já se ressentem de diversas formas. Uma das dificuldades de grande parte das pessoas tem sido dormir facilmente.

Se está a passar por isto entenda que é absolutamente normal. As rotinas mudaram drasticamente, o dispêndio de energia física reduziu abruptamente, em muitos casos a ansiedade e a preocupação associadas a este momento instalaram-se fortemente e de repente todos os estímulos e facilidades do mundo digital parecem dificultar o ato de adormecer.

Neste sentido, enumeramos algumas estratégias que consideramos absolutamente essenciais para minimizar ou mesmo anular os efeitos desta quarentena na qualidade do seu sono:

  •  Elimine alimentos ou bebidas açucaradas. Bolachas, doces processados, refrigerantes e afins, irão provocar uma hiperexcitabilidade do seu organismo e impedir que tenha sono a horas convenientes ( Se tem crianças em casa, comece já a aplicar-lhes esta medida);
  • Tente manter uma rotina em relação à hora a que acorda, tentando acordar relativamente cedo. Acorde, levante-se logo da cama e inicie o seu dia;
  •  Crie um momento todos os dias para gerar movimento e manter-se ativo. Faça exercícios que não exijam equipamentos, faça alongamentos, dance. Há milhares de propostas gratuitas e acessíveis neste momento. O importante é gastar energia e evitar a inércia;
  •  À noite, não faça refeições pesadas. Prefira refeições de fácil digestão, tendo sempre os vegetais como base do seu jantar;
  •  Após o jantar, beba uma infusão de Camomila, Jasmin e Passiflora;
  •  Elimine o contacto com equipamentos, sobretudo o telemóvel no mínimo 1 hora antes de ir dormir. Leia um livro, pinte, oiça uma música calma, medite. O importante nesta altura é não ativar demasiado o seu cérebro com a luz do écran.
  •  Coloque 1 ou 2 gotas de óleo essencial de Alfazema nos pulsos ou mesmo na sua almofada. Se tiver um difusor, também o pode utilizar;
  •  Medite antes de dormir e persista nesta solução quando a sua mente estiver tão ativa com os pensamentos e preocupações que simplesmente não permite o relaxamento. Se tiver dificuldade, utilizar meditações guiadas pode ser uma boa ajuda;
  •  Se a aplicação individual ou em conjunto destas medidas não produzirem resultados, podem ser necessárias outras medidas. Procure uma ajuda profissional que adapte à sua situação as melhores soluções dentro da homeopatia, fitoterapia, florais ou outras técnicas, antes de recorrer a químicos.

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