8 Dicas Para a Época Festiva Ser Mesmo Uma Festa

Nesta altura festiva, assume-se que os exageros são permitidos e que para o próximo ano compensaremos. Mas este pensamento e comportamento pode ter consequências para nossa saúde; seja porque temos uma condição instalada e só vamos agravar com os exageros, seja porque após esta época, o sentimento de culpa assume os nossos pensamentos e vivemos obcecados com um equilíbrio fundamentalista.
Ora, manter o equilíbrio é o grande desafio. Temos todo o ano, todos os anos e cada dia para manter rotinas diárias de higiene alimentar, mental e emocional que nos reforçam para esta época e ajudam-nos no foco.

Por isso lançamos 8 dicas para que esta altura não se torne um fardo (dicas estas que podemos adoptar todo o ano):

– Definir se faz sentido ir a todos os jantares/almoços da época. Estabeleça prioridades;
– Reformular estes convívios natalícios com outras ideias, mais descontraídas e mais saudáveis tanto ao nível da comida como das atividades;
– Infusões digestivas para realizar regularmente (Ex: cardo mariano, dente de leão, borututu, hortelã-pimenta);
– Observe o que come e bebe, ou seja, consuma de forma consciente;
– Definir um limite razoável, sem culpas e sem desleixo;
– Suplementos para reforço do sistema digestivo;
– Manter as rotinas de exercício físico,
– Lembrar que menos, é mais. Não precisamos de estar em tensão para estarmos presentes em todos os convívios para as pessoas saberem o quanto nos lembramos e gostamos delas;
– Reforçar atividades mentais como ler, meditar, respirar e passear para não se envolver demasiado com o espírito de consumo e de exagero.